Dia Mundial da Rádio 13 de Fevereiro

Associação Portuguesa de Radiodifusão - APR
Avenida dos Defensores de Chaves, n.º 65 - 3.º
1000-113 Lisboa
Tel.: (+351) 21 301 54 53/ 21 301 54 59/ 21 301 69 99
Fax: (+351) 21 301 65 36
Início Notícias Destaques Dia Mundial da Rádio 13 de Fevereiro
Dia Mundial da Rádio 13 de Fevereiro Versão para impressão Enviar por E-mail
Escrito por APR   
Sexta, 08 Fevereiro 2013 00:46

Radio_UNESCO

 

No dia 13 de Fevereiro assinala-se pela segunda vez o Dia Mundial da Rádio.

 

 

 

 

No dia 13 de Fevereiro assinala-se pelo segundo ano o Dia Mundial da Rádio, data escolhida pela UNESCO para comemorar a importância deste meio de comunicação social, mantendo o propósito de melhorar a cooperação internacional entre as rádios e incentivar as estações de rádio e a comunidade do meio a promoverem o acesso à informação e a liberdade de expressão através da rádio.

De acordo com os dados revelados internacionalmente, mais de 75% das casas mundiais possuem um Rádio hertziano. Mesmo a nível mundial, a Rádio continua a ser único meio de comunicação social de maior proximidade com as populações de localidades mais longínquas e esquecidas. Adaptando-se contudo às novas tecnologias e a novos equipamentos que lhe consagra um aumento significativo de público, nesta época de globalização.

Por esse motivo um grande número de organizações internacionais juntam-se uma vez mais este ano para apoiar a divulgação da Rádio como media fundamental para a sociedade a nível global.

No âmbito desta comemoração, a Unesco e a União Europeia de Radiodifusão (EBU/UER) apelam à criação de actividades à escala mundial para que todos possam expressar o valor e a importância que este meio de comunicação tem para cada indivíduo, através do incentivo a todos os países a celebrar o “Dia Mundial da Rádio” através do planeamento de actividades e acções desenvolvidas em parceria com emissoras locais, regionais, nacionais e internacionais, organizações não-governamentais, meios de comunicação e do público.

No sítio www.wrd13.com  está disponível uma plataforma de união das actividades em que todas as organizações e comunidade online, juntamente
com profissionais de rádio e ouvintes de todo o mundo podem partilhar opiniões e ideias de apoio à Rádio.


Como “rádio” é sinónimo de ouvir, estão todos convidados a fazer essa partilha através do upload de um ficheiro áudio (com a duração máxima de um minuto) para este site e baixar outros testemunhos para os poder transmitir.

 

E "todos" significa mesmo todos os que queiram enviar um depoimento sobre a rádio: rádio pública, rádio privada, rádio comunitária, produtores independentes, os ouvintes, os fãs, entre outros”.


Também todas as rádios estão convidadas a pedir activamente aos seus ouvintes para participar publicando os banners promocionais do “Dia Mundial da Rádio” nos seus sites ou partilhando o link através do Facebook ou Twitter.


Saiba como participar em: www.wrd13.com

 

  Voltar