Inscrições para o XII Congresso Nacional de Radiodifusão

Associação Portuguesa de Radiodifusão - APR
Avenida dos Defensores de Chaves, n.º 65 - 3.º
1000-113 Lisboa
Tel.: (+351) 21 301 54 53/ 21 301 54 59/ 21 301 69 99
Fax: (+351) 21 301 65 36
Início Notícias Destaques Inscrições para o XII Congresso Nacional de Radiodifusão
Inscrições para o XII Congresso Nacional de Radiodifusão Versão para impressão Enviar por E-mail
Escrito por APR   
Terça, 25 Outubro 2011 20:11

Congresso_Vila_Real

A APR promove no próximo dia 19 de Novembro o XII Congresso Nacional de Radiodifusão.

Saiba aqui os pormenores desta iniciativa.

 

 

 

A edição deste ano irá decorrer, pela primeira vez, na cidade de Lisboa, e apresenta como principal novidade o facto de prever apenas um dia de trabalho.

O Congresso irá realizar-se no Auditório da Escola Superior de Comunicação Social, do Instituto Politécnico de Lisboa, e propõe para discussão temas de grande interesse para o futuro do sector:

- Evolução da Rádio

- Novos Formatos da Programação Radiofónica. Diversificação ou Especialização?

- Altos e Baixos da Notoriedade da Rádio

- A Rádio e a Televisão Digital


O primeiro painel deste encontro - “Evolução da Rádio” - procura analisar o futuro da rádio e da actividade de radiodifusão sonora em Portugal, promovendo o debate sobre esta matéria em dois momentos distintos:

- uma Conferência, a cargo do Dr. Sandro Mendonça do OberCom, e Professor no ISCTE – IUL Instituto Universitário de Lisboa;
- uma Mesa Redonda que terá como convidados o Dr. José Luís Ramos Pinheiro, Administrador da Rádio Renascença; o Eng.º Luís Montez, da Lusocanal e o Sr. Miguel Guarda, da Rádio Calheta, presenças que estão até ao momento já confirmadas.

Com este painel procuraremos analisar o futuro da Rádio olhando não só para o passado, e para a evolução a que este sector tem estado sujeito, mas também para o futuro e para as mudanças que se estão a verificar não só ao nível do espectro mas também das várias plataformas de distribuição.

Relembramos apenas algumas situações de grande importância: há alguns anos atrás, a emissão da rádio e televisão fazia-se apenas por via hertziana e os operadores estavam vocacionados para coberturas nacionais, regionais ou locais; mais tarde os operadores de cobertura nacional e regional adquiriram rádios de cobertura local, dentro das limitações legais, e aí foram constituído redes, mais ou menos alargadas, de rádios temáticas; as rádios e as televisões passaram a emitir na Internet; em 2012 haverá o switch-off da televisão analógica. Enterrado que está o DAB, continuará por muito tempo a rádio em difusão analógica?

Estas são apenas algumas das situações que importa analisar e procurar responder, tentando antecipar o futuro, pelo que não pode perder a oportunidade de participar neste debate.

Neste momento já se encontram abertas as inscrições para o Congresso, pelo que todos os interessados podem clicar aqui para aceder à respectiva ficha de inscrição.

Inscreva-se já.

  Voltar