Apoios à comunicação social - Governo investe 15 milhões em publicidade do Estado

Associação Portuguesa de Radiodifusão - APR
Avenida dos Defensores de Chaves, n.º 65 - 3.º
1000-113 Lisboa
Tel.: (+351) 21 301 54 53/ 21 301 54 59/ 21 301 69 99
Fax: (+351) 21 301 65 36
Início Notícias Apoios à comunicação social - Governo investe 15 milhões em publicidade do Estado
Apoios à comunicação social - Governo investe 15 milhões em publicidade do Estado Versão para impressão Enviar por E-mail
Sexta, 17 Abril 2020 16:14

Ministra_da_Cultura

O Estado vai proceder à compra antecipada de 15 milhões de euros em publicidade nos órgãos de comunicação social.

Já foi apresentada a medida de urgência aprovada pelo Governo para o sector dos media: o Estado vai proceder à compra antecipada de 15 milhões de euros em publicidade nos órgãos de comunicação social.

O anúncio foi feito esta tarde, em conferência de imprensa, pela Ministra da Cultura, que afirmou que "Com  esta  decisão, adoptada no quadro do regime legal de medidas excepcionais e temporárias relativas à situação epidemiológica do COVID 19, o Estado está a atuar em nome do interesse público, em múltiplas dimensões.".

A medida anunciada hoje pelo Ministério da Cultura traduz-se na decisão de alocar uma verba de 15 milhões de euros na aquisição antecipada de espaço para publicidade institucional através de televisão e rádio, em programas generalistas e temáticos informativos, e  através de publicações periódicas de informação geral, sendo que "A utilização futura desta aquisição antecipada de espaço de publicidade institucional será feita nos termos da lei da publicidade institucional, desde logo afectando 25% da verba global para a imprensa regional e local e através da adopção de critérios que permitam uma distribuição proporcional pelas empresas e grupos que compõem o sector nacional da comunicação social.".

A Ministra informou ainda que a distribuição do montante pelos órgãos de comunicação será discutida na próxima semana com as associações de representantes e com as empresas do setor. O objetivo do Governo é fazer uma repartição "equitativa" do montante, sendo que não será necessa´ria qualquer candidatura visto que o Estado estará a fazer uma adjudicação de espaço. 

O objectivo é que o dinheiro comece a chegar às empresas ainda em Abril, e os espaços publicitários contratados, poderão ser utilizados até 2021.

Segundo a informação divulgada pelo Jornal de Negócios "Em aberto ficou a hipótese de o montante vir a ser aumentado. "Eventualmente, ao longo do tempo, precisaremos de reforçar. É algo que vamos ver ao longo dos próximos 12 meses, pelo menos", declarou a ministra.".

Teremos agora de aguardar para conhecer a forma de operacionalização desta medida.

Importa contudo esclarecer que esta medida abrange toda a comunicação social de âmbito local e regional, pois como já tinha sido afirmado pela Ministra na audição da Comissão Parlamentar de Cultura e Comunicação de quarta-feira passada, qualquer medida de apoio à comunicação social terá sempre incluída este sector.

 

 

 

 

  Voltar