Assembleias Gerais da APR |
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Segunda, 23 Dezembro 2019 15:42 |
Para o próximo dia 8 de Janeiro encontra-se agendada a Assembleia-Geral da APR destinada à discussão e votação do Plano de Actividades e Orçamento da Associação para o ano 2020.
O encontro está marcado para as 15h30, e irá decorrer nas instalações da Associação, sitas em Lisboa, na Avenida Defensores de Chaves, n.º 65 - 3.º andar.
Para as 16h00 encontra-se agendada uma outra Assembleia-Geral da Associação,
Este encontro, com carácter extraordinário, tem como objectivo nomear o representante da APR com poderes de decisão para dissolver e liquidar a Servirádio.
Relembramos que a Direcção da APR aprovou no final do passado mês de Novembro o Plano de Actividades e o Orçamento para 2020.
O documento que será submetido ao escrutínio dos associados representa a continuidade da acção associativa desenvolvida no sentido de dar cumprimento ao plano trienal para 2019 – 2021, sendo que no que respeita à Defesa do Sector, e por forma a fazer face àquelas que estão identificadas como as principais dificuldades com que o sector se defende, a Direcção propõe as seguintes medidas:
- Perante a ofensiva da PassMúsica:
a) Continuar a procurar a unanimidade do sector sobre este assunto, procurar a solidariedade dos restantes sectores da comunicação social e dar conhecimento público do poder tentacular de que goza o lóbi dos direitos conexos na sociedade portuguesa; b) Procurar alianças estratégicas para propor a alteração do Código do Direito de Autor e dos Direitos Conexos; c) A PassMúsica dispõe e abusa de posição dominante do mercado no que respeita a direitos conexos. No sentido de pôr cobro a esta situação e de obter a necessária alteração legislativa, acompanhar-se-á o processo de queixa apresentado junto da Autoridade da Concorrência.
- Perante os constrangimentos causados pelo Estado:
a) O Caderno Reivindicativo do Sector da Rádio continuará a ser apresentado junto de todos as entidades públicas. b) Em função dos resultados alcançados, dar-se-á continuidade ao processo de produção de propostas legislativas.
- Perante as dificuldades de mercado:
a) Continuar a desenvolver acções de sensibilização, junto de entidades privadas no sentido de levantarem restrições à publicidade a determinadas actividades; b) Promover a Rádio como um excelente meio de comunicação comercial.
- Perante a concorrência de novos meios tecnológicos:
a) Defender, através de todos os meios possíveis, uma abordagem correcta sobre as diferenças existentes entre os meios de comunicação social e os restantes novos meios que não o são, independentemente do suporte e/ou meio de distribuição utilizado, procurando-se salvaguardar e destacar as vantagens competitivas da Rádio; b) Defender a igualdade de tratamento, pelas entidades públicas, entre os novos meios e os já existentes; c) Promover a observação e estudo de todas as novidades tecnológicas com interesse para o sector. |